top of page
  • Foto do escritorD2M Adm

Mapeando oportunidades de negócio no fluxo de usuários de transporte público - aplicação BigData


Aplicações de Big Data com transporte público tendem a se tornar cada vez mais comuns, como o exemplo do site TRAVIC (sigla para Transit Visualization Client, ou cliente de visualização de trânsito, em tradução livre), que apresenta dinamicamente os veículos de transporte público e, para algumas cidades, como Nova Iorque, passou a monitorar os veículos em tempo real.


O site, criado pela Universidade de Freiburg com a empresa alemã GeOps, usa informações de 718 empresas de transporte público (73 delas em tempo real), totalizando quase 2 milhões de estações monitoradas.

Utilizando estimativa de horários programados e tempos aproximados para o trajeto, projeta os percursos para cada linha e tipo de transporte (ônibus, trem e metrô). O vídeo acima apresenta uma simulação para o transporte público no início de um típico dia na Cidade de São Paulo, começando com 173 veículos circulando na cidade no meio da madrugada e chegando a mais de 6 mil veículos no horário do rush.


Apesar de não representar a movimentação em tempo real para a cidade de São Paulo, a riqueza do mapa está na visualização da dinâmica de transporte da cidade, abrindo várias possibilidades de análises mercadológicas e tomada de decisões empresariais.


Entre inúmeros exemplos, podemos citar:

1. Localização de postos de retirada de compras feitas em e-commerce

2. Dimensionamento de equipes para atendimento em restaurantes e bares

3. Tendências e sazonalidades de fluxo de clientes potenciais

4. Instalação de farmácias populares

5. Expansão de redes de lojas e franquias, como Bazares

6. Análises e ações nas quais o entendimento do fluxo de pessoas tenha impacto no seu negócio

Caso tenha interesse em extrair mais valor de dados públicos disponíveis no mercado, entre em contato. Temos expertise de mais de 20 anos em estratégia mercadológica e geomarketing.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page