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 GEOMARKETING 

"Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com opinião" W. Deming

O QUE É

 

Geomarketing é uma poderosa abordagem de Marketing para entender, enxergar, planejar e atuar no mercado através de inteligência geográfica e estratégia mercadológica. Com o geomarketing e Big Data sua empresa pode obter soluções para problemas complexos ou difusos com rapidez, redução de riscos e aumento de rentabilidade.

 

Qual o potencial de vendas de minha loja?

Qual o mix ideal de produtos/serviços a oferecer?

Qual a melhor estrutura comercial para atender à demanda potencial de meu mercado?

Quais materiais de merchandising devo usar para maximizar resultados?

Onde e quantas amostras grátis devo distribuir?​

Independente da presença da geografia ou espaço em perguntas de negócios, as respostas que levam em consideração essa variável permitem enxergar novas oportunidades, padrões e tendências.

A QUEM SE DESTINA

Com a localização e visualização de dados mercadológicos em mapas, pequenas, médias e grandes corporações, de diversos segmentos, como varejo, serviços e indústrias, B2C e B2B, conseguem tomar melhores decisões e aprofundar o entendimento de seus clientes e mercados.

 

Departamentos com potencial para uso de geomarketing:

  • Inteligência de Mercado e Inteligência Competitiva

  • Planejamento, Estratégia e Negócios

  • Vendas

  • Expansão

  • Marketing

  • Trade Marketing

BENEFÍCIOS ESPERADOS

O uso de Geomarketing proporciona vantagens competitivas e maior assertividade em análises aplicadas em estados, cidades, bairros, ruas, pontos comerciais e leads

Suporta a tomada de decisão e aprimora sua operação ao visualizar a dinâmica de consumo no território, ajudando  em processos de eficiência, planejamento, comunicação, promoções, vendas e distribuição. 

 

Alguns exemplos:

  • Estruturar processos de expansão mais eficientes

  • Mapear oportunidades ainda não exploradas

  • Suportar processos de M&A (Merge & Aquisition)

  • Definir metas mais alinhadas ao potencial efetivo de vendas

  • Melhorar a gestão comercial e adequar o esforço da força de vendas

  • Definir territórios e canais de distribuição mais otimizados

  • Melhor gerenciamento do relacionamento com clientes e geração de Leads

  • Otimizar investimentos em estrutura de vendas (m2 de vendas, estoque e mix de produtos)

  • Incrementar índices de conversão e retenção em ações de Trade e Merchandising

  • Melhorar a integração omni-channel (lojas físicas, virtuais e consumidores) e gestão de estoques

CONCEITOS ENVOLVIDOS

4 Gs (Georeferenciamento, Geoestatística, Geotargeting e Geofencing)

  • 4 Ps (Preço, Ponto, Produto e Promoção)

  • Planejamento, Pesquisa e Gestão

  • Small Data + Big Data

ESTUDOS E DIAGNÓSTICOS

Soluções em destaque: 

  • Identificar a demanda potencial, assim como respectivo potencial de vendas para seu produto ou serviço

  • Encontrar os melhores locais para abertura de novas unidades ou PDVs em projetos para expansão

  • Monitorar a concorrência

  • Identificar pontos fortes e fracos por região e canais de distribuição

  • Conhecer o perfil de consumo, comportamento e imagem de marca de clientes, ex-clientes e prospects

  • Validar a performance e/ou cobertura de vendas

  • Localizar novas áreas para atuação

  • Definição de equipes comerciais alinhadas ao potencial de vendas

COMO POTENCIALIZAR SEU USO

De 70 a 80% das informações e decisões corporativas ocorrem ou estão associadas à geografia ou a fatores geográficos e, o maior desafio aos administradores e executivos está em acompanhar a dinâmica de dados de fora da empresa (mercado) com os internos, para tomar decisões mais assertivas.

Com o enorme volume de dados e fontes disponíveis, enxergar oportunidades mercadológicas além de tabelas e planilhas demanda a incorporação de mindset e modelo mental de decisão com domínio em Ciência de Dados, processos de Descoberta de Conhecimento e skills em Gestão de Processos de Negócios.

Contratar uma consultoria especializada em geomarketing e estratégia mercadológica encurta o processo de absorção de conhecimento e melhores práticas e obter vantagens competitivas frente à concorrência.

O que mais Você gostaria de saber?

Nossos especialistas estão à disposição.