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  ESTRATÉGIA COMERCIAL  

ESTRATÉGIA COMERCIAL ALAVANCANDO RESULTADOS

 

Identificar e dimensionar seu mercado alvo são atividades chave para o adequado desenho dos objetivos comerciais e estruturação das estratégias go-to-market para o curto, médio e longo prazos.

Um bom mapeamento de mercado contribui para fazer as perguntas certas quanto a canais de distribuição mais apropriados, tamanho de equipe justo, segmentos de mercado alvo e política comercial a adotar.

Para ajudar nossos clientes a enfrentar seus desafios mercadológicos, oferecemos metodologias comprovadas de mapeamento de oportunidades para crescimento, combinadas com amplo know-how em projetos nas áreas de Vendas, Marketing e Trade.

Estruturamos nossas soluções para responder a aspectos relevantes por tipo de necessidade:

  • Market Scan

  • Estrutura comercial

  • Canais de distribuição

  • Territórios de vendas

  • Experiência e comportamento de compra

  • Planejamento GTM (Go To Market)

Market Scan

Metodologia de mapeamento das oportunidades, de fora para dentro do mercado, específico para cada empresa, através de análises das dinâmicas de mercado, concorrência, público alvo e tendências, para definição de estratégias de crescimento e priorização de planos de ações. 

 

Estrutura comercial

Qual o melhor tamanho para minha equipe de vendas, consultores ou promotores?

Proporciona a maximização no tempo nos PDVs e nas taxas de visitas, ao mesmo tempo na redução no tempo de deslocamento da equipe de campo. Para obter maior eficiência da força de vendas fatores como a quantidade de vendedores ou promotores por loja ou ponto de venda, o deslocamento necessário, frequência de visitas e a abertura de novos leads e, por fim, o adequado balanceamento de potencial por território devem ser observados.

Canais de Distribuição

Qual o melhor canal de distribuição para cada região ou categoria de produtos?

modelo de distribuição de acordo com a capilaridade e exclusividade, Mapear e segmentar os canais de venda e distribuição e estabelecer indicadores de sucesso e eficiência. 

Diagnóstico de gargalos operacionais para definir nova estrutura operacional

Territórios de Vendas

Quais as metas arrojadas para sua estrutura comercial, mas ao mesmo tempo realizável?Definir o

Qual é a melhor configuração dos territórios de vendas para cada canal?

Identificar ONDE estão seus clientes qualificados por categorias de produto ou serviços e a identificação dos conflitos territoriais existentes é fator crítico de sucesso em projetos de otimização territorial, principalmente com a existência de canibalização para atingimento das cotas de vendas.

Experiência e comportamento de compra

Entendimento do perfil do shopper e da jornada do cliente suporta estratégias certeiras para impactar os indicadores de Sell Out e segmentação de planos de ação por canal.

Planejamento GTM

O objetivo das iniciativas de Go to Market é estabelecer um modelo de atendimento para uma empresa servir ao mercado, alavancando receitas e rentabilidade e melhorando sua eficiência, de forma alinhada com a estratégia da empresa e com as necessidades dos clientes/consumidores.

Identificar os mercados alvo a atacar e priorizar oportunidades​

priorização de planos de ações. 

QUER REDUZIR AS INCERTEZAS E ALAVANCAR RESULTADOS COM O APOIO DE UM ESPECIALISTA EM ESTRATÉGIAS COMERCIAIS? 

A data2mkt possui sólido expertise humano e técnico em consultoria para visualizar oportunidades, implementar recomendações, promover mudanças e potencializar seus resultados. 

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