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 GEOMARKETING DO A a Z 

      PARA SUA EMPRESA      

A

AMOSTRA GEOGRÁFICA

Conjunto de população, consumidores, concorrência, marcas ou produtos, que representa o comportamento e características de um universo, levando em consideração a localização geográfica e qualificação do entorno. Ao considerar amostras estratificadas levando a geografia em consideração, projetos de Pesquisas de Mercado, Dimensionamento de Demanda, Auditoria da Concorrência e Segmentação de Produtos conseguem obter maior assertividade e eficácia nos resultados.

ÁREA DE INFLUÊNCIA

A Área de Influência de um estabelecimento comercial é delimitada pelo seu poder de atração (distância média que um cliente alvo predispõe a se deslocar para comprar produtos/serviços). Conhecer o perfil dessa área (moradores, PEA (população economicamente ativa), empresas etc) é determinante para definir o melhor mix de serviços/produtos, preços, prever giro de estoque e para identificar o potencial de vendas do ponto comercial.

B

BASES DE DADOS GEOGRÁFICAS

Compostas por quaisquer dados internos (vendas efetivas, estoque etc) ou externos (concorrência, leads etc) que tenham alguma referência geográfica (endereço, bairro, cidade etc). De vital importância para Sistemas de Informações Geográficas em Marketing (SIGeM), é através da visualização de dados em mapas que conseguimos efetuar análises de potencial, dimensionar o impacto da concorrência e identificar padrões e concentrações geográficas de ONDE seus clientes moram, trabalham e consomem.

BIG DATA 

O Big Data é essencial A ....................

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BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

A integração de BI com Sistemas de Informações Geográficas em Marketing potencializa a visualização de oportunidades em vendas, alocação de mix de produtos, monitoramento da concorrência e investimentos em Trade.

C

CENSO

Do latim “census” que significa “estimativa”, é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de um bairro, cidade ou nação. Realizado a cada 10 anos pelo IBGE desde 1872, sendo o mais recente ocorrido em 2010. 

CONCORRÊNCIA

O quanto você conhece seu concorrente? Quem é? Onde está? Como atua (produtos, preços praticados etc)? Ao contextualizar e consolidar essas informações em mapas, o GeoMarketing permite melhor entendimento do ambiente de seu negócio e, conseqüentemente, direcionando insights para aprimorar sua estratégia e planos de ação.

COBERTURA

Área geográfica de atuação (cobertura) de sua empresa nos Clientes-alvo (B2B ou B2C), Distribuidores ou pontos de vendas. É comum identificar GAPs de atuação (geográficos e/ou de produtos) e melhor adequação dos canais de vendas ao potencial identificado. 

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

Projetos para avaliação dos Canais de Distribuição (B2C ou B2B) identificam ineficiências e/ou sobreposições geográficas dada a dimensão e complexidade logística no Brasil. Visualizar sua distribuição efetiva versus potencial de vendas por território, proporciona ganho na gestão da operação imediato.

 

D

DASHBOARDS

Painel composto por KPIs relevantes para sua empresa. A incorporação de mapas em dashboards facilita no identificação de oportunidades e ineficiências mais rapidamente, permitindo que o board executivo possa tomar decisões de mercado com maior assertividade.

DISTRIBUIÇÃO

O Geomarketing permite aperfeiçoar o desenho dos territórios, distribuição de produtos/serviços e alocação da equipe de vendas, de forma a aumentar sua participação de mercado, rentabilizar PDV’s ativos e otimizar rotas de vendas e ações de Trade.

E

EXPERTISE

Nosso expertise é Marketing & Geo Intelligence. Utilizamos técnicas de mapeamento, roteirização, pesquisa de mercado, modelagem estatística multi-variável, market sizing entre outros. É a base de credibilidade de mais de 20 anos de know-how no auxílio de grandes marcas no melhor aproveitamento de seus recursos para alavancar vendas e resultados.

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FONTES DE DADOS

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FORÇA DE VENDAS

Com o GeoMarketing, sua empresa ganha uma poderosa ferramenta para suportar a estratégia de vendas adequada para cada região, a fim de aumentar o market share e rentabilidade. Permite aperfeiçoar a carteira de visitas através de rotas mais eficientes e atuação em PDV’s mais relevantes, assim como para atuação em novos mercados.

G

GEO-ESTATÍSTICA

Busca representar ou projetar a dinâmica do comportamento de consumo, potencial de mercado etc, onde o território acrescenta contexto relevante para projetar fluxo de pessoas, potencial de vendas para Cidades, Bairros, áreas de CEP, Ruas e PDVs.

GEO FENCE

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GEOTAGGING

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GEOTARGETING

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GOOGLE MAPS

Serviço do Google de conexão do universo digital ao físico através do mapeamento dos endereços de empresas e serviços e orientação de como chegar lá por vários modais de transporte. A data2mkt é parceira Google no projeto de aprimoramento da qualidade e conteúdo do Google Maps no Brasil.

H

HETEROGENEIDADE

O Brasil possui extensão territorial, diversidade demográfica, cultural, social e econômica de relevância mundial. Por conta desta complexidade, o uso de Marketing & Geo Intelligence torna-se poderosa ferramenta no desenho e implementação de estratégias e ações táticas para lidar com as realidades de cada região.

I

IBGE

Criado em 1934, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a maior fonte de Informações para Suporte a Decisões Mercadológicas do país. Publica estudos como a contagem da população, censo demográfico e agropecuário, PIB, Região de Influência das Cidades, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Pesquisa de Perfil Familiar.

 

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Não basta ter informações, o importante é conseguir tirar valor delas. A análise de informações por meio de mapas traz diversas vantagens aos processos de marketing, e a data2mkt contribui para grandes marcas com informações relevantes, contextualizadas e inovadoras para Inteligência de Mercado, Trade, Marketing e Vendas.

J

JÁ QUE...

“Já que vou pesquisar, consigo obter mais dados?”
Apesar da tentação, recomendamos Foco e Objetividade, de forma que a resultar em insights e planos de ação com maior potencial para implementação e aplicação após a entrega dos resultados.

K

KPI’s

KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) fornecem visibilidade sobre o desempenho de métricas com maior potencial de impacto em sua empresa e o uso de Geomarketing serve como catalisador ao proporcionar a visualização das métricas por região.

L

LAYERS (CAMADAS)

É a base do conceito para a aplicação de Geomarketing. Em cada camada existe um desenho/mapa associado a um banco de dados e a visualização se dá como que por folhas de transparência sobrepostas. Cada informação é representada em um layer, como por exemplo, no desenho de bairros e seus dados (nome, população, km de ruas, etc.).

LEADS QUALIFICADOS

Criar processos para identificação de Leads qualificados é fator crítico de sucesso na conquista de mais e melhores clientes.

Ao longo dos últimos 20 anos desenvolvemos know-how e expertise no desenvolvimento de estratégias e ações para incremento de vendas, abertura de novos mercados, praças e produtos. Conte com nosso apoio para aprimorar seu Pipeline.

M

MAPAS TEMÁTICOS

Uma imagem vale mais do que mil palavras. A interpretação de um mapa estimula o lado intuitivo do cérebro, ativando decisões mais rapidamente do que apenas analisando números e tabelas, como o exemplo de identificar tendências e padrões de consumo em regiões geograficamente próximas/vizinhas através de mapas temáticos (por cores, símbolos ou texturas).

MARKET SHARE

Identificar sua participação de mercado por regiões cada vez menores permite o desenvolvimento de uma matriz SWOT para cada região, Estado, cidade ou mesmo bairro. Através de mapas e dados regionalizados, pode-se avaliar a força, dimensão e aceitação de sua marca, produto ou serviço, assim como as oportunidades, ameaças e fraquezas a serem trabalhadas.

MOBILE MARKETING

Smartphones, GPS, cadastro de PDVs e perfil de consumidores disponíveis em larga escala, permitem o desenvolvimento e aplicação de ações promocionais segmentadas e direcionadas individualmente através de Mobile Marketing.

N

NECESSIDADE

Qual a sua necessidade? Melhorar sua eficiência comercial? Medir os resultados em ações de Trade? Identificar e Monitorar a concorrência? Otimizar seu canal de distribuição? Compreender a dinâmica de consumo?
Conte com o nosso expertise em Marketing & Geo Intelligence para desenhar e implementar sua melhor estratégia.

O

OTIMIZAÇÃO

O Geomarketing, auxilia na otimização em inúmeras frentes mercadológicas: na localização de PDVs, rede de distribuição, rota de visitas, territórios, ações em merchandising, entre outras.

OPORTUNIDADE

Identificar boas oportunidades é resultado de conhecer seu público-alvo em suas necessidades, desejos e hábitos de compra. Auxiliamos em todo o processo desde a estratégia de priorização de mercados-alvo até o suporte necessário para implementar ações táticas no Go-To-Market.

 

ORIGEM X DESTINO

Na abertura ou reposicionamento de seu PDV, saber de onde vem e para onde vão seus clientes (OD) permite planejar com maior precisão ações para aumentar o fluxo em seu estabelecimento. A data2mkt atua em todo o território nacional e América Latina na execução de pesquisas de mercado e coleta de informações.

P

PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado e Geomarketing andam sempre juntos. Coletar e usar informações com inteligência é fator chave para maior competitividade e conquista de Market Share. A adequada aplicação de técnicas de Pesquisa de Mercado com Marketing & Geo Intelligence da data2mkt proporciona diferencial competitivo para sua organização.

 

PLANEJAMENTO

Oferecemos o necessário suporte para o adequado planejamento comercial e de Marketing de sua empresa e na geração de insights para melhor apropriação do potencial de mercado, realinhamento do canal de distribuição e esforço comercial e promocional de sua empresa.

 

POLO GERADOR DE TRÁFEGO

A presença de Pólos Geradores de Tráfego (hipermercados, shoppings centers, faculdades, centros empresariais, hospitais, etc) indica fluxo e, consequente, potencial de consumo. Mantemos banco de dados geográfico com mais de 500 mil estabelecimentos qualificados, proporcionando análises de PEA, nível concorrencial e oportunidades para abordagem comercial (B2B).

PONTO

Quer expandir seu negócio? Identificamos as áreas para a localização de seu empreendimento que maximizem vendas ao seu shopper e público-alvo, levando em consideração clientes, concorrência, acessibilidade, conveniência e visibilidade.

 

POTENCIAL

A data2mkt Identifica potencial de consumo em bairros, cidades e regiões através do cruzamento de informações de mercado, vendas e perfil de consumo, permitindo a análise e a visualização em mapas para o necessário suporte a decisões mercadológicas.

S

SHOPPER

Com o desenvolvimento do omni-channel e contínua redução na fidelidade dos consumidores, entender o Shopper ganhou relevância nas empresas. Pesquisa de MercadoGeomarketing, auxiliam na identificação dos hábitos e padrões de compras, estudo, trabalho, saúde e lazer de seu Shopper.

SEGMENTAÇÃO

Agregar a variável geográfica em segmentação de mercado cria diferenciais competitivos para melhor atender às necessidades de seu cliente. Através de serviços e soluções customizadas para seu negócio, a data2mkt contribui a planejar e implementar ações segmentadas.

T

TRADE

Ao avaliar e qualificar as áreas de influência de PDVs alvo, identificamos o perfil e potencial de vendas por categoria de seus produtos por estabelecimento, proporcionando maior eficiência e eficácia na alocação de recursos em Trade Marketing, maximizando impacto (giro, abertura de caixas etc), reduzindo custo (equipe, descolamento etc) e atendendo PDVs mais rentáveis.

TERRITÓRIO DE VENDAS

Com Geomarketing sua empresa consegue identificar oportunidades e GAPs de atuação e monitorar a cobertura de suas vendas no território, melhorando sua capilaridade e presença nos mercados mais relevantes.

V

VENDAS

Qual o potencial de vendas de seu produto em Moema? Quanto pode crescer as vendas nos próximos 3 anos? Através do uso de modelos geo-estatísticos proporcionamos a construção de cenários e projeções com a assertividade necessária para reduzir riscos em decisões empresariais e mercadológicas.

W

WILLIAM APPLEBAUM

Considerado um dos precursores do Geomarketing, pesquisou, em 1930, as relações entre o território e a localização de clientes e fornecedores. Antes dele, o médico John Snow, com seu estudo da epidemia de cólera em Londres, serviu como exemplo no uso de mapas para o suporte a decisões, com aplicação desde Epidemiologia até Marketing.

X

X (LATITUDE)

Y (LONGITUDE)

Para localizar pontos em mapas utilizamos coordenadas geográficas de Latitude (X - eixo Norte/Sul) e Longitude (Y - eixo Leste/ Oeste. E em cada coordenada (X,Y) podemos inferir atributos, como potencial de venda, por ex., e associar CEPs dos Correios com proximidade geográfica. Assim, com o uso de técnicas de GeoMarketing, cadastros de Prospects podem ser enriquecidos com esse potencial de acordo com seus CEPs.

Z

ZONEAMENTO

Um dos principais elementos à disposição do planejamento urbano, a legislação sobre a ocupação do solo segmenta a cidade em zonas, determinado os possíveis usos e aproveitamento das áreas. Imprescindível para a determinação do potencial de vendas do Varejo.